Projeto escolar apresenta solução agrícola para lodo do esgoto
Arapoti - Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Clotário Portugal, coordenados pela Professora Jessica Cristina Pinheiro, promoveram nesta tarde (20) uma palestra com técnico da Sanepar para apresentar o projeto ‘Biossólido - Adubo orgânico feito do lodo do esgoto’. O encontro contou com a participação do Presidente da Câmara, Luciano Vavá, e dos vereadores Lelo Ulrich e Edilson Corsini, além de representantes da área agrícola e da comunidade.
ADUBO - O programa que destina lodo de esgoto de forma gratuita para adubação de áreas agrícolas é realizado pela Sanepar, que cadastra produtores que tenham interesse em receber o material. O lodo de esgoto é um resíduo gerado a partir do tratamento de esgoto, que após ser higienizado é aplicado na agricultura visando a melhoria nas propriedades do solo, a redução do custo de produção e elevação na produtividade de culturas agrícolas.
BENEFÍCIOS - O lodo é rico em matéria orgânica e nutrientes (principalmente nitrogênio, fósforo e enxofre). Devido à aplicação de cal, o lodo auxilia na correção do pH do solo e fornecimento de cálcio e magnésio.
A utilização do lodo na agricultura é um processo seguro, que atende à legislação estadual, com autorização emitida pelo Instituto Água e Terra e com rigoroso controle de qualidade interno.
Com texto da Sanepar
Comentários (0)
Comentários do Facebook