Ranking Connected Smart Cities coloca cidades do interior do PR entre as melhores para morar

Dez cidades do Paraná, incluindo Cascavel e Maringá, foram reconhecidas por sua qualidade de vida e desenvolvimento em diversas áreas

Ranking Connected Smart Cities coloca cidades do interior do PR entre as melhores para morar
Foto de Rodolfo Gaion: https://www.pexels.com/pt-br/foto/praca-girassol-londrina-21325160/

O Ranking Connect Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems desde 2015, com o propósito de classificar as cidades brasileiras com base em seu desenvolvimento inteligente, sustentável e humano.

Os resultados mostraram que, entre as 100 cidades analisadas, 10 cidades do interior do Paraná entraram na lista das cidades entre as melhores para morar.

A demanda por aluguel em Londrina vem apresentando uma alta significativa, demonstrando o interesse de pessoas em morar na cidade.

Vamos ver agora quais as cidades do Paraná mais conectadas do Brasil?

Ranking Connected Smart Cities 2023: critérios analisados

Primeiramente, é importante mencionar quais os fatores que são analisados pelo Ranking Connected Smart Cities 2023, que são:

  • Mobilidade;
  • Meio ambiente;
  • Empreendedorismo;
  • Educação;
  • Energia;
  • Governança;
  • Urbanismo;
  • Tecnologia e inovação;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Economia.

As 10 cidades do Paraná melhores para morar

Entre as 100 cidades que fizeram parte do estudo, veja as 10 cidades do Paraná melhores para se viver:

Curitiba

Embora Curitiba seja a capital e não cidade do interior, merece destaque por ocupar a 2ª posição no ranking, especialmente pela questão da segurança e sustentabilidade.

Londrina

Londrina é a segunda cidade do Paraná com maior concentração de população, e ocupa a 19ª posição do ranking em termos de desenvolvimento econômico, urbanização, educação e segurança.

Maringá

Entre as 100 cidades brasileiras, Maringá está na 43ª colocação, destacando-se pela segurança, limpeza, oportunidades de trabalho e de investimentos, sobretudo no mercado imobiliário.

Pato Branco

Ocupando a 34ª posição, Pato Branco desponta no eixo educação, além da alta empregabilidade no segmento de tecnologia de informação e educação.

Forte destino turístico, Foz do Iguaçu está na 82ª posição, e juntamente com o turismo, sua principal atividade econômica, destaca-se também na educação, comércio e prestação de serviços.

Pinhais

No Ranking Connected Smart Cities 2023, Pinhais está na 48ª colocação, com destaque para a economia, afinal, a cidade é um importante polo industrial do estado.

Cascavel

Cascavel ocupa a 55ª posição entre as melhores cidades para morar, e além de uma infraestrutura sólida, a cidade desponta no agronegócio, o comércio e a prestação de serviços são os pontos positivos.

Apucarana

A cidade de Apucarana está na 86ª posição, sendo considerada uma das mais seguras e mais sustentáveis do Paraná.

Ponta Grossa

Considerada um dos maiores polos industriais do Paraná, Ponta Grossa ocupa a 55ª posição no ranking, com destaque para tecnologia e inovação, mobilidade e educação.

São José dos Pinhais

Localizada a apenas 7 km de Curitiba, São José dos Pinhais está na 95ª colocação, sendo um importante polo automotivo do país, além de abrigar grandes indústrias.

Apesar de algumas dessas cidades, como Curitiba e Foz do Iguaçu, por exemplo, não serem consideradas do interior, merecem ser mencionadas.

Afinal de contas, foram avaliadas no estudo e não é à toa que fazem parte da lista das melhores cidades brasileiras para morar!